Buscar

AHIMSA, NÃO À VIOLÊNCIA!

"A não violência é uma arma poderosa e justa. Realmente, é uma arma única na história, que corta sem ferir e enobrece quem a usa." — Martin Luther King Jr., no discurso de recebimento do prêmio Nobel da Paz de 1964


Ahimṣa, "não violência”, é a prática pessoal de não causar sofrimento a si próprio ou a outros seres sob qualquer circunstância. Ela surge da profunda e inabalável crença de que ferir pessoas, animais ou o meio ambiente não é necessário para se conseguir, de maneira digna, qualquer tipo de vantagem e está referida a uma filosofia geral de abstenção da violência, tendo, como base, princípios espirituais e morais.


Que no lugar da força estúpida e bruta possamos desenvolver a habilidade da comunicação, para que com empatia e sensibilidade, possamos defender nossas ideias e desejos; que no lugar da intransigência consigamos aprimorar nossa flexibilidade e que no da arrogância de tudo saber, tentemos abrir espaço para a humildade que tanto saber nos traz.


O desenvolvimento de tais competências nos empodera. Fazemos jus ao complemento racional que nos é dado quando nos distingue dos outros animais e nos coloca na rota do franco desenvolvimento, a partir do qual, com a ampliação da consciência conquistada, nos tornamos aptos a conviver de maneira respeitosa com TODAS as diferenças.


Digamos NÃO À VIOLÊNCIA. SIM AO AMOR!


0 visualização

© 2019 - Chris Vilhena criado por Ag5521