Buscar
  • Chris Vilhena

PROCRASTINAÇÃO

Procrastinar: verbo transitivo direto e intransitivo que significa transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.


Trata-se, portanto, de uma ação - sim, até procrastinar é uma ação! - que parte de uma premissa duvidosa. Afinal, quem sabe quanto tempo temos? Será necessário uma sentença radical para que acordemos para a vida que insiste bem diante de nós? Será necessário uma perda dolorosa para que atentemos para o fato de que a vida acontece no presente e que qualquer previsão de futuro nada mais é do que uma simples possibilidade? Certa vez ouvi de @lefredmarques numa pregação a seguinte provocação: quantos anos você tem? Quantos anos você ainda tem, bem entendido... Quem sabe?


Sabemos da finitude da vida, mas quantas vezes insistimos, infantilmente, na ideia do "para sempre"? Pelo menos no plano de nossa existência material, nessa experiência humana, nada é! Então por que adiar? Por que não agradecer pela dádiva de nosso presente e dele fazer um bom uso? Por que não fazer por onde ter clareza de nossas prioridades e organizar o tempo em seu entorno de modo a viabilizar a execução das ações necessárias para a conquista ou manutenção daquilo que elegemos como sendo nossas prioridades? Se nós não pudermos responsabilizar por aquilo que nós mesmos definimos como fundamental em nossas vidas, quem o fará?


Como vimos, procrastinar é uma ação e, como tal, demanda energia. Para procrastinar é necessário investir energia para adiar, postergar, para lidar com a culpa e/ou mal estar que advém desse adiamento que moralmente nos constrange. Pare e pense só um pouquinho: é realmente aí que deseja investir sua energia? Se for, lhe desejo coragem para lidar com as consequências dessa decisão. Se não, também lhe desejo coragem para assumir as rédeas de sua vida e sabedoria para bem conduzí-la.


Se precisar de ajuda extra, o programa que desenvolvi e batizei com o sugestivo nome de Saia do Piloto Automático. Nele, através de uma série de ferramentas, é possível passar em revista diferentes aspectos da vida, para definir prioridades e pensar em estratégias para conquistar os objetivos estabelecidos. Ficarei feliz em poder te ajudar a romper com ciclos viciosos e a estabelecer, em seu lugar, ciclos virtuosos de vida!

0 visualização

© 2019 - Chris Vilhena criado por Ag5521